Entenda a diferença entre compensado, MDF e MDP

compensado, MDF e MDP

Saber a diferença entre compensado, MDF e MDP pode garantir projetos mais específicos e adaptados ao que você procura. Seja na indústria moveleira ou na construção civil, a cada dia novos produtos surgem para proporcionar vantagens cada vez mais especiais. 

A cada lançamento, há a busca por soluções estratégicas e funcionais às necessidades de obras e reformas. Alguns se destacam pela facilidade com que são desenvolvidos, outros pelo baixo custo de sua produção. Os 3 mais populares hoje são o compensado, MDF e MDP.

Conhecer as diferenças entre eles pode garantir resultados mais eficientes, que consideram as necessidades da obra. Assim, é possível obter melhores acabamentos, finalizações mais rápidas e estruturas duradouras.

Diferença entre Compensado, MDF e MDP

Investir em matéria-prima é buscar por opções que priorizem o bem-estar e tenham como foco a qualidade final. Cada escolha importa na hora de construir e conhecer a diferença Compensado, MDF e MDP é a forma mais direta de alcançar escolhas assertivas.

MDF

MDF é uma sigla para Medium Density Fiberboard, ou Fibras de Média Densidade. O termo diz respeito diretamente à produção das placas, feitas através da junção de fibras de madeira utilizando uma resina sintética e aditivos, como o formaldeído, entre as camadas que serão pressurizadas para maior fixação.

Isso garante uma estrutura uniforme e sem camadas. Consequentemente é muito mais maleável e suporta retrabalhos como na movelaria, assim como cortes em quaisquer direções.

Outro fator bastante importante é que como a fixação das camadas é feita uma a uma, a chapa tem um aspecto homogêneo bastante elegante, permitindo a realização de bordas arredondadas. Além disso, o MDF ainda possibilita detalhes mais precisos e entalhes delicados, perfeito para decoração.

Isso também é favorecido pela estrutura compacta e bem organizada das fibras, sem a existência de nódulos. Com isso, é possível a inclusão de diferentes acabamentos, o que enriquece a estrutura, mas a torna mais frágil que os compensados.

MDP

MDP é o Medium Density Particleboard, ou painel de Partículas de Média Densidade. Também chamado de aglomerado, é a reunião de partículas de madeira prensadas com a ajuda de resinas especiais. 

O uso da temperatura também pode ajudar a manter as partículas ainda mais fixas. Isso garante que cada uma das chapas mantenha-se bem fixadas, sem a existência de camadas.

Graças a forma com que é organizada, as faces superficiais do MDP são compostas por partículas mais finas enquanto as mais grossas ficam no meio, formando uma composição em degradê. Assim, proporcionando maior homogeneidade e densidade à parte externa.

Isso garante que o MDP alcance um ótimo acabamento em suas pinturas, pois há uma menor absorção de tinta quando está sendo pintado e as partículas incham com menos facilidade. Além disso, como a superfície é lisa, alcança um melhor acabamento e durabilidade.

Compensados

Os compensados são as alternativas mais modernas disponíveis no mercado. Produzidos em chapas compostas por lâminas de madeira selecionadas, sobrepostas alternadamente em número ímpar, tem cada camada colada utilizando uma cola especial, a ureia-formaldeído ou fenol-formaldeído.

Sua composição proporciona mais resistência, garantindo que suporte maior impacto que o MDF. Isso também permite que seja utilizada em uma grande variedade de ambientes, indo do úmido, como cozinha e banheiro, ao seco, com tranquilidade.

Na indústria naval é utilizada uma categoria específica, o compensado naval. Esta variedade é produzida com uma resina impermeável e suas camadas são coladas entre si com uma cola especial. Dessa forma, tem grande resistência à umidade.

Produzido em diferentes tamanhos e formatos, o compensado tem fácil usabilidade e aplicabilidade. Isso significa que não altera sua estrutura com facilidade e pode ser instalado por qualquer pessoa.

Uma das opções mais positivas para quem constrói ou reforma, é bastante econômica e mais eficiente que as outras escolhas. Para alcançar essa excelência conta com outras 2 subcategorias além da naval, os laminados e sarrafeados.

Para optar pela opção que mais atende às suas necessidades, antes é necessário estabelecer os objetivos do seu projeto. Analise onde será incluso e quais as características do ambiente, se é úmido ou seco, se decoração ou estrutural. 

Cada uma dessas informações é relevante na hora de escolher entre compensado, MDF e MDP. Afinal, podem determinar a eficiência de cada produto e sua durabilidade no local, além de garantir que a vida útil seja a mesma indicada pelo fabricante.

Por isso, muitas pessoas acabam optando pelos compensados. Além de se adaptarem a qualquer espaço, podem ser retrabalhados para que ofereçam os benefícios que você procura.

A J8 Compensados trabalha para proporcionar excelência em cada entrega. Localizada em Imbituva, conta com uma história de crescimento que garantiu que chegasse a todos os estados do país, com uma produção de aproximadamente 2.300 m³ por mês e 6.000 m² de área construída.

Quer fazer parte dessa história? Entre em contato com a nossa equipe.

Saiba mais sobre os benefícios dos compensados: Descubra como você pode melhorar a acústica e o isolamento térmico

FICOU COM DÚVIDAS?

Entre em contato