Conheça os tipos de compensados e para que servem

tipos de compensados

Existem diferentes tipos de compensados que variam de acordo com a composição, a forma de fixação e a funcionalidade.

O produto surgiu há mais de 3000 anos e até hoje é uma das melhores opções para quem vai construir ou reformar. Com uma composição simples e eficiente se adapta bem a diferentes ambientes e oferece resistência a vários tipos de danos.

Podem ser feitos de vários tipos de madeira e em diferentes espessuras, tamanhos e acabamentos. Essa variedade garante benefícios e vantagens para quem procura por um produto versátil e econômico.

O que é o compensado?

Compensados são lâminas de madeira manufaturadas que consistem na sobreposição de um número ímpar de chapas de madeira in natura. Para que se mantenham presas é utilizada uma cola especial que pode variar de acordo com a finalidade do compensado.

O número ímpar é bastante importante para garantir a resiliência do produto. Utilizando a simetria das forças, as lâminas se mantêm mais estáveis e há uma menor probabilidade de empenamento. Dessa forma, dificilmente o material irá rachar com o uso de pregos e parafusos.

Por suportar grande tensão, é bastante utilizado na construção civil. Ele resiste às grandes temperaturas e ao encolhimento, garantindo a permanência das características dimensionais da chapa.

Para isso, dois tipos de cola podem ser utilizadas na execução: a resina uréia-formol oferece um ótimo acabamento e facilita no uso dos compensados na indústria moveleira. Já a resina fenol-formol, a chamada fenólica, garante maior resistência à umidade e pode ser aplicada no chamado compensado naval.

Versátil, consegue unir o clássico ao contemporâneo, se adaptando a qualquer ambiente e em uma grande variedade de opções. Dessa forma, são utilizados tanto na decoração, quanto na construção civil.

Outro benefício que oferecem é a alta reutilização de materiais. A própria produção acontece com menos desperdício e utilizando produtos que derivam do reflorestamento. Consequentemente, quem compra tem uma maior economia e ainda ajuda o meio ambiente.

Tudo isso é possível graças ao processo de produção seguro e eficiente. Ele vai auxiliar na diferenciação dos tipos de compensados e proporcionará as características necessárias para cada funcionalidade.

Foto: Freepik.

Tipos de compensados

Cada um dos tipos de compensados oferece benefícios específicos. Sua composição e resistência que entrega frente diferentes tipos de problemas depende do tipo de madeira utilizada e da cola aplicada na junção das placas.

O cedro, por exemplo, tem odor característico agradável e moderada capacidade de se proteger de organismos como cupins. Já a samaúma é muito mais leve e oferece grande facilidade de trabalho.

A madeira virola possui tonalidade clara e é recomendada para construções civis devido sua forte tolerância ao impacto. Enquanto a paricá é indicada para produção de peças de grandes dimensões.

Já o pinus é, sem dúvida, a opção mais popular para a produção de compensados. Duradouro, conta com uma ampla variedade de vantagens que favorecem o uso cotidiano. Além disso, por ser uma árvore de crescimento rápido, é bastante positiva no fomento ao reflorestamento.

Quando às possibilidades, encontramos 3 vertentes distintas que consideram a forma de junção das lâminas de madeira e o quanto suportam:

Laminado

O compensado laminado é um dos tipos mais comuns de compensados. O nome deriva de sua composição com lâminas em número ímpar sobrepostas no sentido contrário. 

Também chamado de compensado folheado, tem um ótimo acabamento e permite lixamento em ambas as faces. Por esse motivo, pode ser utilizado onde a estética é fundamental, como mobiliário, repartições e embalagens.

Sarrafeado

O compensado sarrafeado é um dos mais resistentes ao empenamento e proporciona uma estrutura fixa ideal para portas, tapumes e até divisórias. 

Seu nome deriva de sua composição de tapetes em sarrafos de madeira. Esses tapetes são organizados de forma paralela e unidos por um fio de nylon com cola que garante que se mantenham unidas.

Naval

O compensado naval é um dos melhores tipos de compensados para quem procura produtos com alta resistência à umidade. Suas lâminas são fixadas entre si através de uma cola fenólica naval que garante que o produto seja à prova d’água.

Essa constituição permite que seja utilizado em espaços externos, banheiros e cozinhas onde entrará em contato com água com mais frequência. Além disso, é um dos mais econômicos e sustentável, também sendo produzido utilizando madeira de reflorestamento.

Foto: Freepik.

Todos esses tipos de compensados oferecem benefícios específicos de acordo com a sua necessidade. Encontrar a alternativa ideal para o seu projeto pode ser muito mais fácil quando conta com uma empresa responsável e comprometida com o meio ambiente.

A J8 Compensados oferece a excelência de quem sabe o que faz, com uma produção de aproximadamente 2.300 m³ por mês, distribuindo compensados para todo Brasil.

Saiba mais sobre compensados: Descubra como você pode melhorar a acústica e o isolamento térmico

FICOU COM DÚVIDAS?

Entre em contato