Muito utilizados na construção civil, os compensados laminados oferecem benefícios a diferentes estruturas e permitem a execução de projetos diversificados.
Desenvolvidos a partir de um processo tecnológico, são produzidos sob medida, permitindo customização. Dessa forma, são uma ótima opção de produto versátil que pode ser aplicado tanto na construção civil quanto na decoração.
Entenda o que são os compensados laminados
Compensados Laminados consistem em chapas de madeira processada, compostas de fibras unidas por uma resina especial que assegura sua resistência. Para garantir que fiquem no lugar, as placas são comprimidas em prensas quentes.
As lâminas são organizadas em números ímpares, no chamado contraplacado, dessa forma sempre haverá uma placa central. Além disso, todas são dispostas perpendicularmente, com ângulos de 90° para melhor fixação.
Atualmente são muito empregadas na produção de portas, armários e mesas. Na construção civil são utilizadas de forma permanente em mezaninos e varandas, e temporária em tapumes e fôrmas de concreto.
Sua composição conta com pinus, um tipo resistente de madeira que, após o processamento, permite que sejam constituídas homogeneamente, sem rachaduras e com uma estrutura muito mais adaptável.
Tipos de compensados
Versáteis, os compensados favorecem a aplicação em uma ampla gama de locais. Para isso, são implementadas diferentes formas de produção que consideram a utilização e necessidade do produto final.
De forma geral, a escolha favorece aspectos que prolonguem a vida útil do projeto e amplifiquem características foco, como resistência e maleabilidade, definindo o tipo de cada compensado:
- OSB
O termo, derivado do inglês, Oriented Strand Board (Painel de Tiras de Madeira Orientada, em tradução livre), indica como esse compensado é produzido: utilizando tiras de madeira organizadas na mesma direção. A união delas é feita com resina. Depois dessa aplicação, ela é prensada entre chapas.
O destaque deste produto é sua estabilidade mecânica e dimensional. Forte e bem elaborada, não é alterada com facilidade e pode ser colocada no revestimento estruturado de prédios e edificações de grande porte.
Outro benefício está relacionado ao meio ambiente. Por ter uma estrutura menos processada, ele pode ser reciclado após o uso.
- MDF
O MDF é o compensado mais utilizado em projetos de decoração e itens de uso pessoal. Produzido com um aspecto bastante natural, permite uma série de personalizações, como pintura e até entalhes na madeira.
Isso também é auxiliado pela chamada isotropia, ou seja, homogeneidade e iguais dimensões em todas as direções, próprio do MDF.
Essa versatilidade se deve ao seu processo de produção. A madeira natural é processada junto de uma resina sintética até se tornar uma espécie de polpa. Esse material então é prensado em chapas.
- MDP
O MDP é o mais leve dos compensados. Produzido pela união de 3 camadas de madeira: uma mais grossa no centro e 2 mais finas na superfície, é bastante resistente.
Essa leveza permite que seja utilizado na fabricação de móveis de linhas planas. Outra vantagem de seu uso é que permite a montagem e desmontagem do produto.
05 benefícios do uso de compensados laminados
Segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a indústria de madeira processada reflete uma grande parcela do PIB nacional. Em 2007, o setor alcançou 13,1 bilhões de dólares, 1% do PIB anual.
Esses números demonstram a importante participação na economia. Parte disso decorre dos benefícios do uso dos compensados e da ampla aplicação dele na construção civil:
- Alta resistência
Como já falamos, os compensados laminados contam com alta resistência. Sua estrutura não se quebra com facilidade e ele é resistente à dobras, não sofrendo rachaduras com facilidade e dificilmente apresentando fissuras
- Isolante natural
Os compensados laminados são considerados isolantes térmicos naturais, favorecendo a criação de ambientes de alto conforto térmico. Além disso, também são considerados isolantes acústicos, reduzindo o impacto de ruídos.
- Econômico
Sua produção auxilia na redução de desperdício, pois como a madeira será prensada, não existe necessidade de nivelamento. Seu uso como isolante térmico também reduz os gastos com aparelhos de controle de temperatura.
- Estabilidade dimensional
Os compensados laminados contam com alta estabilidade dimensional. Portanto, não são danificados e nem se desfazem facilmente ao serem pregados ou serrados.
- Responsabilidade ambiental
Pela alta taxa de recicle para a maioria dos compensados, eles causam menos dano ao meio ambiente, garantindo a reutilização do material após o uso e menor desperdício na produção.
Por isso é importante garantir que toda a matéria-prima inclusa seja madeira certificada e proveniente de reflorestamento. Com isso, é possível reduzir o desmatamento e ter certeza que todos os produtos venham de fontes legais.
Essa é uma das maiores missões da J8 Compensados. Trabalhamos de acordo com as normas vigentes, priorizando um controle de qualidade rigoroso.
Com 6.000 m² de área construída, nossa distribuição em território nacional e exportação de Imbituva para outros países têm como marca a excelência de uma produção tecnológica e moderna, onde o cuidado está presente em cada detalhe.
Converse com a nossa equipe e conheça todos esses detalhes.